top of page

Notícias

Ceprolim promove Arraiá Virtuá

Na manhã desta quinta-feira, 17/06, a equipe do Ceprolim – Centro de Profissionalização Dr. Lincoln Marques da Rocha realizou a festa junina virtual da unidade: “Arraiá Virtuá do Ceprolim”. Além da equipe da unidade, participaram do evento os educandos e seus familiares. Os educandos que estão frequentando as aulas presenciais participaram do evento na unidade e todos os protocolos de segurança foram seguidos.
O Ceprolim foi todo decorado pela equipe da unidade que também participou da realização do evento. A animação da festa ficou por conta dos professores da unidade Fernanda Bomfim e Renan Martins e a programação incluiu: confecção de balão junino para decoração, sob a orientação da professora Alcenir de Freitas; receita de mané pelado, executada ao vivo pelas colaboradoras da cozinha Cláudia Aparecida Teodoro e Avelina da Silva; e declamação de um poema, por Selimar Marques, instrutor da Oficina de Jardinagem.
Os participantes assistiram ainda a dois vídeos juninos produzidos pela professora Fernanda Bomfim: a quadrilha à distância dos educandos que estão em regime não presencial e o outro com a quadrilha dos alunos em regime presencial, que aconteceu na quadra da unidade.
A festa foi encerrada com o sorteio de duas cestas para os educandos: Kelly Vanessa Ribeiro (presencial) e Leonardo Diego da Silva (on-line).
Mesmo virtual e adaptada à nova realidade e cuidados exigidos pela pandemia, o Arraiá Virtuá do Ceprolim foi muito animado e recebeu elogios dos participantes que enviaram várias mensagens pela plataforma em que a festa foi realizada.
#ApaeGoiânia #ApaeGoiânia2021 #ApaeGoiânia52anos #EducaçãoInclusiva

Arraiá do CEESHA nas regiões do Brasil

Na manhã do último sábado, dia 12/06, a equipe pedagógica do Ceesha – Centro de Educação Especial Helena Antipoff – Complexo I, realizou a festa junina virtual da unidade: “Arraiá do CEESHA nas regiões do Brasil”. Além da equipe da unidade, participaram do evento as crianças, alunos da unidade, e seus familiares. O momento foi de alegria, interação e diversão e a programação incluiu danças, músicas, encenações, sorteios de brindes e um vídeo recordando comemorações juninas passadas que aconteceram na escola.
O tema do arraiá foi escolhido pois junho é marcado por comemorações populares que acontecem em todo Brasil, assim foi ressaltada na comemoração esse festejo em diferentes culturas, mostrando a diversidade do país, além de rememorar trajetórias históricas e sociais de cada região.
As crianças, com auxílio das famílias, vestiram trajes juninos e participaram de atividades contextualizadas ao projeto pedagógico anual do Ceesha, que é: “Brincar é muito bom. Aprender brincando é melhor ainda”. Nessa perspectiva, mais do que fazer parte do calendário escolar, a realização da festa junina, mesmo em um formato diferente, é um elemento pedagógico importante para crianças e toda comunidade escolar.
A celebração valorizou ainda muitas tradições que acompanham essa comemoração e os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
#ApaeGoiânia #ApaeGoiânia2021 #ApaeGoiânia52anos #EducaçãoInclusiva

Apae Goiânia realiza Assembleia Geral Extraordinária

Na manhã desta terça-feira, dia 1º de junho, a Apae Goiânia realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, em formato virtual.  Os associados contribuintes, familiares e usuários da Apae Goiânia foram convocados a participar da Assembleia, por meio de edital publicado em 30/04, conforme determina o estatuto da instituição.
A reunião foi iniciada pelo Presidente da Apae Goiânia, Albanir Pereira Santana, e o Procurador Jurídico, Eduardo Vieira Mesquita que esclareceram o seu funcionamento e a pauta do encontro:  Proposta de alteração do Estatuto da APAE de Goiânia, para sua adequação ao Estatuto padrão proposto pela Federação Nacional das APAEs, nos termos dos artigos 25, I; 27 e 61 do Estatuto da APAE de Goiânia. 
A necessidade de alteração do estatuto das Apaes  foi determinada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE para que essas instituições mantenham o acesso aos recursos destinados pelo PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola (trata-se do cartão PDDE).
A Assembleia foi presidida por Erick Gonçalves, pai de aluno e membro do Conselho Administrativo, e foi secretariada por Nael da Costa, 2⁰ Diretor Financeiro da APAE Goiânia. Após esclarecimentos do motivo de alteração do Estatuto da Apae, o presidente da Assembleia Extraordinária, submeteu à votação a alteração estatutária que foi aprovada por unanimidade. 
Ao final da reunião alguns familiares de alunos se manifestaram para agradecer e destacar o trabalho realizado pela Apae Goiânia. Albanir Santana agradeceu as manifestações e reforçou a missão institucional. 
A Assembleia foi encerrada com um parabéns cantado coletivamente celebrando o aniversário da APAE Goiânia, 29/05, e dos participantes que aniversariam nos meses de maio e junho.

bottom of page